Campus de Goiabeiras - Vitória

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Matrícula em TCC I:

1) O aluno deve procurar com antecedência o professor orientador que desenvolve atividade de pesquisa na área de seu interesse.

Professor
Áreas de pesquisa
Prof. Dr. Alexandre Siqueira de Freitas
Relações entre música e artes visuais
Educação musical
Estética, poética e crítica musicais
Prof. Dr. Antônio Celso
Análise musical
Instrumentação e orquestração
Música e interações (teatro, cinema, vídeo, televisão, etc)
Música e psicanálise
Processos composicionais
Prof. Dr. Daniel Tápia
Áudio musical
Música popular (arranjo, análise, improvisação)
Análise musical
Instrumentação e orquestração
Música aplicada à dramaturgia (música de cinema, ópera)
Musica e mediação tecnológica
Violão
Prof. Me. Darcy Alcantara
Linguagem musical e cognição
Tecnologias para o ensino de música
Ensino de teoria e percepção musical
A música em seu viés sócio-cultural
Prof. Dr. Ernesto Hartmann
Nacionalismo no Brasil e Música
Análise Musical
Didática do Instrumento: Piano
Composição

Prof. Dr. Fabiano Araújo Costa

Música Popular (Análise, História)
Improvisação e extemporização
Processos Composicionais Audiotáteis
Teorias avançadas do jazz
Musicologia Transcultural
 
Os projetos serão enquadrados nas linhas do Grupo de pesquisa [eMMa], listadas abaixo:
 
ForMA - Música e Formatividade Audiotátil: Conceitos e Linguagens
GRIIM - Groove, Improvisação e Interação Musical: Teorias, Poéticas e Análise
MBrA - Músicas Brasileiras Audiotáteis: Análise e História
MMA - Música e Musicologia Audiotátil
 
Projetos de Pesquisa em curso [eMMa – UFES]
Musica e Musicologia Audiotátil (MMA 8199/2017 - PRPPG - UFES)
Musica Brasileira e o paradigma audiotátil (MBPAT 6751/2016 - PRPPG-UFES)
Prof. Dr. Gustavo Chritaro
Música popular (arranjo, análise, improvisação)
Música aplicada à dramaturgia e ao audiovisual (trilhas sonoras)
Violão (performance, repertório e ensino)
Música e mediação tecnológica
Prof. Dr. José Eduardo Costa e Silva
Filosofia da Música
Musicologia Histórica
Interpretação da Música Antiga (Medieval, Renascentista e Barroca)
Música e Teatro
Prof. Me. Marcus Neves
Música e Literatura
Interações entre som-imagem (Cinema, Teatro/Dança, Artes Visuais/Plásticas) 
Paisagem Sonora
Computação Musical 
Circuit Bending
Profa. Dra. Mirna Azevedo
Pedagogia do piano/teclado
Piano em grupo, performance e repertório
Música e artes visuais
Prof. Dr. Potiguara Menezes
Análise musical
Processos composicionais
Intercâmbio cultural e criação musical
Música popular (arranjo, análise, composição e improvisação)
Guitarra (performance e improvisação)
Regência coral (análise de repertório e técnicas de ensaio)
Prof. Dr. Victor Neves
Ensino de violão/Ensino coletivo de instrumento musical
Análise Musical
Violão e guitarra no Brasil (estilos, performance, linguagem)
História Crítica da Música no Século XX
Música e Sociedade
Música e Política

2) Durante a 2ª etapa de matrícula, o aluno deverá protocolar ao Colegiado de Música o "Formulário para Matrícula em TCC I e II" preenchido pelo aluno e assinado pelo orientador. Ao formulário, deverá ser anexado o Pré-Projeto de Pesquisa (ver instruções no próprio formulário).

Para fazer o download do formulário, acesse: Área dos alunos / Formulários, na barra à esquerda deste site.

3) Ao final do semestre de TCC I, o aluno deve enviar o relatório parcial ao professor orientador, até o último dia letivo.

 

Matrícula em TCC II:

1) A matrícula deve ser feita durante a 2ª etapa de matrícula, através do mesmo formulário preenchido pelo aluno e assinado pelo orientador e protocolado ao Colegiado de Música.

Para fazer o download do formulário, acesse a: Área dos alunos / Formulários, na barra à esquerda deste site.

2) A defesa deve ser realizada até o último dia letivo do semestre. Veja abaixo as instruções para apresentação do TCC.

 

Formatação, agendamento e apresentação do TCC:

1) Faça aqui o download das Normas para Formatação do TCC

2) Para o agendamento da defesa de TCC, siga os seguintes passos:

a.  Entre em contato com o Departamento de Teoria da Arte e Música (DTAM), no CEMUNI V (27 4009-2567/2572) e solicite o agendamento de uma sala no horário desejado para a defesa (a ser combinado previamente com o Professor Orientador e os demais membros da banca).

b. Após a definição da sala, preencha com atenção o Formulário para Defesa de TCC (faça o download na Área dos alunos / Formulários, na barra à esquerda, neste site). Respeite os nomes completos dos professores (confira no site do curso, na aba Docentes), acentos e a ortografia, pois estas informações serão incorporadas em sua Ata de Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso. Erros no preenchimento podem atrasar a emissão de sua Ata de Defesa. Entregue o formulário no Colegiado de Música, com dez dias de antecedência da defesa. Após este prazo, compareça ao Colegiado para retirar as atas, em 6 vias, e leve-as consigo no dia da defesa.

3) Após a defesa, o aluno deverá entregar ao Colegiado de Curso 1 (uma) via impressa, encadernada em brochura, acompanhada de um CD com o arquivo em formato PDF e a ata de aprovação (via original, destinada ao Colegiado). A nota do aluno será lançada apenas após o recebimento destes materiais pelo Colegiado. O CD será arquivado na Coordenação do Curso e a versão final do TCC, devidamente encadernada, ficará durante 06 (seis) meses à disposição de alunos e professores na Coordenação do Curso, devendo em seguida ser encaminhada à biblioteca do Centro de Artes da UFES, para fins de arquivo e divulgação (Art. 31 do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso).

 

Mais informações

Sobre a constituição das bancas, entrega das cópias, prazos e outros assuntos, consulte o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (extrato do Projeto Pedagógico de Curso). Em caso de outras dúvidas, entre em contato com o Colegiado de Curso.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910