Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Matrícula em TCC I:
1) O aluno deve procurar com antecedência o professor orientador que desenvolve atividade de pesquisa na área de seu interesse.
Professor
|
Áreas de pesquisa
|
---|---|
Prof. Dr. Alexandre Siqueira de Freitas |
Relações entre música e artes visuais
Educação musical
Estética, poética e crítica musicais
|
Prof. Dr. Antônio Celso
|
Análise musical
Instrumentação e orquestração
Música e interações (teatro, cinema, vídeo, televisão, etc)
Música e psicanálise
Processos composicionais
|
Prof. Dr. Daniel Tápia
|
Áudio musical
Música popular (arranjo, análise, improvisação)
Análise musical
Instrumentação e orquestração
Música aplicada à dramaturgia (música de cinema, ópera)
Musica e mediação tecnológica
Violão
|
Prof. Me. Darcy Alcantara
|
Linguagem musical e cognição
Tecnologias para o ensino de música
Ensino de teoria e percepção musical
A música em seu viés sócio-cultural
|
Prof. Dr. Ernesto Hartmann
|
Nacionalismo no Brasil e Música
Análise Musical
Didática do Instrumento: Piano
Composição
|
Prof. Dr. Fabiano Araújo Costa |
Música Popular (Análise, História)
Improvisação e extemporização
Processos Composicionais Audiotáteis
Teorias avançadas do jazz
Musicologia Transcultural
Os projetos serão enquadrados nas linhas do Grupo de pesquisa [eMMa], listadas abaixo:
ForMA - Música e Formatividade Audiotátil: Conceitos e Linguagens
GRIIM - Groove, Improvisação e Interação Musical: Teorias, Poéticas e Análise MBrA - Músicas Brasileiras Audiotáteis: Análise e História MMA - Música e Musicologia Audiotátil Projetos de Pesquisa em curso [eMMa – UFES]
Musica e Musicologia Audiotátil (MMA 8199/2017 - PRPPG - UFES)
Musica Brasileira e o paradigma audiotátil (MBPAT 6751/2016 - PRPPG-UFES) |
Prof. Dr. Gustavo Chritaro |
Música popular (arranjo, análise, improvisação)
Música aplicada à dramaturgia e ao audiovisual (trilhas sonoras)
Violão (performance, repertório e ensino)
Música e mediação tecnológica
|
Prof. Dr. José Eduardo Costa e Silva
|
Filosofia da Música
Musicologia Histórica
Interpretação da Música Antiga (Medieval, Renascentista e Barroca)
Música e Teatro
|
Prof. Me. Marcus Neves
|
Música e Literatura
Interações entre som-imagem (Cinema, Teatro/Dança, Artes Visuais/Plásticas)
Paisagem Sonora
Computação Musical
Circuit Bending
|
Profa. Dra. Mirna Azevedo
|
Pedagogia do piano/teclado
Piano em grupo, performance e repertório
Música e artes visuais
|
Prof. Dr. Potiguara Menezes |
Análise musical
Processos composicionais
Intercâmbio cultural e criação musical
Música popular (arranjo, análise, composição e improvisação)
Guitarra (performance e improvisação)
Regência coral (análise de repertório e técnicas de ensaio)
|
Prof. Dr. Victor Neves |
Ensino de violão/Ensino coletivo de instrumento musical
Análise Musical
Violão e guitarra no Brasil (estilos, performance, linguagem)
História Crítica da Música no Século XX
Música e Sociedade
Música e Política
|
2) Durante a 2ª etapa de matrícula, o aluno deverá protocolar ao Colegiado de Música o "Formulário para Matrícula em TCC I e II" preenchido pelo aluno e assinado pelo orientador. Ao formulário, deverá ser anexado o Pré-Projeto de Pesquisa (ver instruções no próprio formulário).
Para fazer o download do formulário, acesse: Área dos alunos / Formulários, na barra à esquerda deste site.
3) Ao final do semestre de TCC I, o aluno deve enviar o relatório parcial ao professor orientador, até o último dia letivo.
Matrícula em TCC II:
1) A matrícula deve ser feita durante a 2ª etapa de matrícula, através do mesmo formulário preenchido pelo aluno e assinado pelo orientador e protocolado ao Colegiado de Música.
Para fazer o download do formulário, acesse a: Área dos alunos / Formulários, na barra à esquerda deste site.
2) A defesa deve ser realizada até o último dia letivo do semestre. Veja abaixo as instruções para apresentação do TCC.
Formatação, agendamento e apresentação do TCC:
1) Faça aqui o download das Normas para Formatação do TCC.
2) Para o agendamento da defesa de TCC, siga os seguintes passos:
a. Entre em contato com o Departamento de Teoria da Arte e Música (DTAM), no CEMUNI V (27 4009-2567/2572) e solicite o agendamento de uma sala no horário desejado para a defesa (a ser combinado previamente com o Professor Orientador e os demais membros da banca).
b. Após a definição da sala, preencha com atenção o Formulário para Defesa de TCC (faça o download na Área dos alunos / Formulários, na barra à esquerda, neste site). Respeite os nomes completos dos professores (confira no site do curso, na aba Docentes), acentos e a ortografia, pois estas informações serão incorporadas em sua Ata de Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso. Erros no preenchimento podem atrasar a emissão de sua Ata de Defesa. Entregue o formulário no Colegiado de Música, com dez dias de antecedência da defesa. Após este prazo, compareça ao Colegiado para retirar as atas, em 6 vias, e leve-as consigo no dia da defesa.
3) Após a defesa, o aluno deverá entregar ao Colegiado de Curso 1 (uma) via impressa, encadernada em brochura, acompanhada de um CD com o arquivo em formato PDF e a ata de aprovação (via original, destinada ao Colegiado). A nota do aluno será lançada apenas após o recebimento destes materiais pelo Colegiado. O CD será arquivado na Coordenação do Curso e a versão final do TCC, devidamente encadernada, ficará durante 06 (seis) meses à disposição de alunos e professores na Coordenação do Curso, devendo em seguida ser encaminhada à biblioteca do Centro de Artes da UFES, para fins de arquivo e divulgação (Art. 31 do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso).
Mais informações
Sobre a constituição das bancas, entrega das cópias, prazos e outros assuntos, consulte o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (extrato do Projeto Pedagógico de Curso). Em caso de outras dúvidas, entre em contato com o Colegiado de Curso.