Ao fim do curso o aluno deverá apresentar uma trilha musical para um filme de curta metragem totalmente produzido e sincronizado, bem como um portfólio de composições em estilos variados.
Poderá atuar como compositor, orquestrador, diretor musical, editor de trilha musical e aprofundar seus estudos em nível de pós-graduação.
1. Apresentação
A graduação em bacharelado em música da Universidade Federal do Espírito Santo apresenta uma concepção pedagógica elaborada a partir das características sócio-culturais e econômicas do Brasil e do Espírito Santo; das tendências internacionais no campo da composição musical para trilha musical dentro do cenário sócio-econômico, cultural e profissional que se delineia para as próximas décadas; e da opção por uma abordagem centrada no sujeito, e não em delimitações estéticas e ideológicas apriorísticas.
Tem como objetivo a formação de profissionais músicos, compositores efetivamente requisitados pelo mundo atual nos seus aspectos sociais, culturais, educacionais e econômicos, vale dizer um profissional com capacidade de rápida adaptação a diferentes contextos de trabalho, o que no caso específico da música exige, como requisitos mínimos, conhecimentos tanto da tradição musical erudita quanto da chamada música popular e o domínio das novas tecnologias de criação e produção musical, bem como a ação-reflexão-ação sobre os processos de composição musical para produções audiovisuais e uso da tecnologia aplicada em suas mais variadas formas e manifestações culturais.
No entrecruzamento da atividade de criação reflexiva e crítica com a compreensão do funcionamento dos variados formatos e suportes audiovisuais, poderemos formar o profissional bacharel em música compositor de trilha musical apto a desenvolver plenamente o espírito inovador, político e participativo na dinâmica cultural da produção musical que hoje se oferece interferindo ativamenta na construção do conhecimento artístico e interpretação da música.
2. Objetivos
1. Habilitar profissionais aptos a atuar de forma articulada nas atividades de produção audiovisual, em empresas, agências, institutos, projetos, bem como, nos campos instituídos e emergentes;
2. Viabilizar a pesquisa científica em música visando a criação, compreensão e difusão da cultura musical e seu desenvolvimento e o uso das tecnologias musicais;
3. Possibilitar a formação do profissional competente no sentido da capacitação artística, científica e política, envolvendo o domínio dos conteúdos das metodologias, das técnicas, das habilidades específicas, mediante uma intervenção crítica e participativa na própria realidade;
4. Habilitar o profissional a interagir com a sua comunidade local com vistas a transformação de qualidade de vida na perspectiva dos princípios que regem a Universidade, ou seja, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão;
5. Promover a construção e produção do conhecimento musical numa perspectiva dialógica entre as artes e as tecnologias audiovisuais.
3. Perfil do Profissional
1. Identificar e aplicar, articuladamente, os componentes básicos da linguagem sonora;
2. Integrar estudos e pesquisas na Composição Musical e Interpretação Artística;
3. Caracterizar, escolher e manipular os elementos materiais (sons, gestos, texturas) e os elementos ideais (base formal, cognitiva) presentes na obra musical;
4. Trazer para a prática musical o conteúdo das transformações e rupturas históricas e conceituais ocorridas na arte;
5. Construir e adequar processos, formas, técnicas, materiais e valores estéticos na concepção, interpretação artística, a partir de uma visão crítica da realidade;
6. Utilizar crítica e adequadamente métodos, técnicas e tecnologias específicas à criação musical;
7. Conceber, organizar e interpretar roteiros e instruções para a realização de projetos artísticos.
8. Analisar e aplicar práticas e teorias de produção das diversas culturas artísticas, suas interconexões e seus contextos socioculturais;
9. Analisar e aplicar combinações e re-elaborações imaginativas, a partir da experiência sensível da vida cotidiana e do conhecimento sobre a natureza, a cultura, a história e seus contextos;
10. Aproveitar a experiência sensível em relação ao mundo circundante natural e cultural para a construção de trilha musical;
11. Ser consciente e crítico de seu papel social e político, capaz de enfrentar os desafios da sociedade contemporânea nas atividades artísticas e culturais, como também, interagir nas novas redes de informação, com a fundamentação teórica refletida na sua prática musical;
12. Adotar uma postura investigatória, reflexiva e criativa diante de suas atividades, capaz de produzir conhecimento;
13. Estar preparado para a atividade musical, com possibilidades de atuar num campo de trabalho com características múltiplas.