Campus de Goiabeiras - Vitória

Prof. Dr. Daniel Tápia

Música e Tecnologia, Análise e Composição de Trilha Musical

English

Professor Adjunto C III Publicação, Obra Musical

Email: danieltpa [at] gmail.com

Currículo Lattes

Site: http://www.danieltapia.com.br

Telefone: +55 (27) 4009 2572

Atendimento: Prédio de Multimeios, Laboratório "Estúdio de Música da UFES"

Formação Acadêmica

  • Licenciatura em Educação Músical (UNESP, Brasil)
  • Mestrado em Música (UNICAMP, Brasil)
  • Doutorado em Múscia (UNICAMP, Brasil)

Especialidades e Disciplinas Ministradas

  • Áudio musical
  • Música e Tecnologia
  • Música aplicada à dramaturgia e ao audiovisual (Trilha sonora)

Atividades de Pesquisa e Extensão

  • Universidade Federal do Espírito Santo [UFES]
    • Coordenador do Laboratório Estúdio de Música da UFES
    • Coordenador do Núcleo de Áudio-educação e Música (NAM-UFES)

Atividades Artísticas

 
Atua como músico de áudio em estúdio e concertos, arranjador, compositor e instrumentista.
Para mais informações: http://www.danieltapia.com.br
 

Publicações

Livros

  • TAPIA, Daniel. O Áudio Musical e o Áudio Musicista. São Paulo: Lumme Editora, 2018.
  • TAPIA, Daniel. Áudio musical: uma introdução. Campinas: Editora da UNICAMP, 2021.

 

Artigos publicados em periódicos

  • GERMANO, G. B. ; TÁPIA, DANIEL ; BONAFE, V. ; CAMPESATO, L. ; FERNANDEZ, A. M. ; LIMA, H. R. S. ; MAPURANGA, M. ; REIS, V. . Listening to/with Mar Paradoxo: a collective practice for sharing listenings. REVISTA VÓRTEX, v. 9, p. http://vortex.u, 2021.

  • TÁPIA, DANIEL. Origens do -som de Hollywood-: a formação do gênero sinfônico a partir de Alfred Newman. REVISTA BRASILEIRA DE MUSICA (RIO DE JANEIRO. 1934), v. 33, p. 121-149, 2020.

Artigos em Anais de Congresso

  • TÁPIA, D.. Em busca de uma análise: os desdobramentos da criação tímbrica na música de cinema e a transcendência da composição orquestral. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música ? São Paulo ? 2014, 2014, São Paulo. XXIV Congresso ANPPOM - Associação nacional de pesquisa e pós-graduação em música, 2014, São Paulo. XXIV Congresso ANPPOM - Anais, 2014., 2014.
  • TÁPIA, D.. Um compositor de vanguarda: a importância da linguagem orquestral de Bernard Herrmann para a música de cinema norte-americana. In: XXIII Congresso Anppom, 2013, Natal, RN. Anais, 2013.
  • TÁPIA, D.; CARRASCO, C. R. . A obra de Max Steiner como elemento de intersecção entre a orquestração operística e a da música de cinema. In: XXII Congresso ANPPON, 2012, João Pessoa. XXII Congresso ANPPON - Anais, 2012.
  •  TÁPIA, D.. A utilização do Leitmotiv como fator de coerência macro-estrutural na trilha musical de John Williams: o exemplo de Prenda-me se for capaz. In: XX Congresso ANPPOM - Associação nacional de pesquisa e pós-graduação em música, 2010, Florianópolis. XX Congresso ANPPOM - Anais, 2010.           
 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910