O [eMMa] Núcleo de Estudos em Música e Musicologia Audiotátil é um grupo de pesquisa certificado no CNPq pela na Universidade Federal do Espírito Santo que se dedica ao desenvolvimento de pesquisas e estudos inter e transdisciplinares no campo da música e da musicologia, com especial interesse em temas ligados às processualidades formativas/artísticas conexas à categoria epistemológica da formatividade audiotatil, quais sejam: aquelas ligadas à energia formante de ordem groovêmica, improvisativa, extemporizativa e interacional, que no plano formal se representam artisticamente por meio de obras gravadas.
O eMMa colabora com a formação de novos pesquisadores da Ufes, e de outras instituições, através de orientações de pesquisa, organização de seminários. Em parceria com o Centre de Recherche International sur le Jazz et Musiques Audiotactiles (CRIJMA), Institute de Recherche en Musicologie (IReMus/Sorbonne), o eMMa oferece consultoria sobre a Teoria das Músicas Audiotáteis no Brasil, e atua na produção, tradução e difusão de artigos em português da Revue Jazz et Musiques Audiotactiles (RJMA-CRIJMA).
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« Pluralité de ‘Spuntos’ et Formativité Audiotactile », Convegno Sistema e Libertà. Razionalità e Improvvisazione tra Filosofia, Arte e Pratiche Umane, Centro Studi Filosofico-Religiosi “Luigi Pareyson”, Universtà di Torino, Turim, Itália, 29/01/2015.
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« Écouter/Reconnaitre le ‘Lieu Interactionnel-Formatif’: Singularité et Universalité dans l’Expérience Musical Collective Audiotactile », Cycle de Journée d’Études Écoute Multiple, Écoute des Multiples, Université Jean-Monnet et Université de Lyon, Saint-Étienne, França, 24/03/2017.
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« Nouveaux Regards sur la Musique Brésilienne », Conservatorio ‘Santa Cecilia’ di Roma, Roma, Itália, 30/03/2017.
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Table Ronde, « Música e Improvisação », XVI Seminário Nacional de Pós-Graduação em Música da UFG, EMAC/UFG, Goiânia GO, Brasil, 26/09/2016.
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Table Ronde, « À quoi sert la Théorie de Musiques Audiotactiles », Université Paris-Sorbonne, Paris, França, 09/09/2016.
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Table Ronde, « Journée d’études dediée à la Théorie de Musiques Audiotactiles », Université Paris-Sorbonne, Paris, France, 4/06/2015.
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« Música Audiotátil: Um novo olhar sob o fenômeno improvisativo », V Encontro nacional de piano da UFG, Goiânia GO, Brasil, 29/09/2016.
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« Groove, Improvisação, Interação Musical : Pertinência Epistemológica Audiotátil », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UNIRIO, Rio de Janeiro RJ, Brasil, 14/08/017.
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« Musicologia em Perspectiva Audiotátil », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UFMG, Belo Horizonte MG, Brasil, 21/08/2017.
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« Música Popular em Perspectiva Audiotátil », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UNICAMP, Campinas SP, Brasil, 23/08/2017.
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Master class « Piano e Processos Compositovos Audiotáteis », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UNICAMP, Campinas SP, Brasil, 23/08/ 2017.
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« Música e Formatividade Audiotátil », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UFES/Centro Cultural Sesc Glória, Vitória ES, Brésil, 24/08/2017.
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« Groove, Improvisação, Interação Musical : Pertinência Epistemológica Audiotátil », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UFRJ, Rio de Janeiro RJ, Brésil, 25/08/2017.
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« O problema da formatividade no trabalhos teóricos de Umberto Eco : origens, posicionamentos, e uma leitura recente no campo da musicologia », Seminário Obras abertas, UFES, Vitória ES, 4 setembro 2017.
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