Núcleo de Estudos em Música e Musicologia Audiotátil [eMMa]

Coordenador: Prof. Dr. Fabiano Araújo Costa

Apresentação e Objetivos

O [eMMa] Núcleo de Estudos em Música e Musicologia Audiotátil é um grupo de pesquisa certificado no CNPq pela na Universidade Federal do Espírito Santo que se dedica ao desenvolvimento de pesquisas e estudos inter e transdisciplinares no campo da música e da musicologia, com especial interesse em temas ligados às processualidades formativas/artísticas conexas à categoria epistemológica da formatividade audiotatil, quais sejam: aquelas ligadas à energia formante de ordem groovêmica, improvisativa, extemporizativa e interacional, que no plano formal se representam artisticamente por meio de obras gravadas.

O eMMa colabora com a formação de novos pesquisadores da Ufes, e de outras instituições, através de orientações de pesquisa, organização de seminários. Em parceria com o Centre de Recherche International sur le Jazz et Musiques Audiotactiles (CRIJMA), Institute de Recherche en Musicologie (IReMus/Sorbonne), o eMMa oferece consultoria sobre a Teoria das Músicas Audiotáteis no Brasil, e atua na produção, tradução e difusão de artigos em português da Revue Jazz et Musiques Audiotactiles (RJMA-CRIJMA).

Projetos de Pesquisa

• Em andamento:
    • Musica e Musicologia Audiotátil (MMA 8199/2017 - PRPPG - UFES)
    • Groove, Improvisação e Interação Musical: Pertinência Audiotátil e Transculturalidade (GRIIMPAT 8948/2018 - PRPPG-UFES)
  • Concluídos:
    • Musica Brasileira e o paradigma audiotátil (MBPAT 6751/2016 - PRPPG-UFES)

Linhas de Pesquisa

• ForMA - Música e Formatividade Audiotátil: Conceitos e Linguagens
  • GRIIM - Groove, Improvisação e Interação Musical: Teorias, Poéticas e Análise
  • MBrA - Músicas Brasileiras Audiotáteis: Análise e História
  • MMA - Música e Musicologia Audiotátil

Orientações em andamento

• Em andamento:
    • TCC 2 :
      • Música e transcendência: A Visão de Ed Sarath sobre a Improvisação Musical (Conrado Segal Araújo). Vinculado à linha ForMA
    • Iniciação Científica
      • Fusion: a questão da fusão musical nas músicas audiotáteis (Felipe Pessin Manzoli). Vinculado ao projeto MMA 8199/2017 e à linha MMA
      • Flow: groove e improvisação no Rap (Murilo Arantes de Faria). Vinculado ao projeto GRIIMPAT 8949/2018, linha GRIIM
      • Free: faces da improvisação livre (Igor Dettmann Guaitolini). Vinculado ao projeto GRIIMPAT 8949/2018, linha GRIIM
      • O 'Scat Singing' de Folra Purim (Jennifer Soares Nogueira) Vinculado ao projeto GRIIMPAT 8949/2018, linha GRIIM
      • Rock Progressivo e Música Brasileira (Mario D'Ettores Schiavini) Vinculado ao projeto GRIIMPAT 8949/2018, linha GRIIM
  • Concluídas :
    • «Croquis», Arranjos, Interações e Colagens: Descrição do Processo Criativo de Orizzonti Sexteto (2015) em Perspectiva Audiotátil (Wanderson Lopes Soares). Vinculado à linha de pesquisa GRIIM (•) Defendida em 21/12/2017

Conferências

• « Pluralité de ‘Spuntos’ et Formativité Audiotactile », Convegno Sistema e Libertà. Razionalità e Improvvisazione tra Filosofia, Arte e Pratiche Umane, Centro Studi Filosofico-Religiosi “Luigi Pareyson”, Universtà di Torino, Turim, Itália, 29/01/2015.
  • « Écouter/Reconnaitre le ‘Lieu Interactionnel-Formatif’: Singularité et Universalité dans l’Expérience Musical Collective Audiotactile », Cycle de Journée d’Études Écoute Multiple, Écoute des Multiples, Université Jean-Monnet et Université de Lyon, Saint-Étienne, França, 24/03/2017.
  • « Nouveaux Regards sur la Musique Brésilienne », Conservatorio ‘Santa Cecilia’ di Roma, Roma, Itália, 30/03/2017.
  • Table Ronde, « Música e Improvisação », XVI Seminário Nacional de Pós-Graduação em Música da UFG, EMAC/UFG, Goiânia GO, Brasil, 26/09/2016.
  • Table Ronde, « À quoi sert la Théorie de Musiques Audiotactiles », Université Paris-Sorbonne, Paris, França, 09/09/2016.
  •  Table Ronde, « Journée d’études dediée à la Théorie de Musiques Audiotactiles », Université Paris-Sorbonne, Paris, France, 4/06/2015.
  • « Música Audiotátil: Um novo olhar sob o fenômeno improvisativo », V Encontro nacional de piano da UFG, Goiânia GO, Brasil, 29/09/2016.
  •  « Groove, Improvisação, Interação Musical : Pertinência Epistemológica Audiotátil », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UNIRIO, Rio de Janeiro RJ, Brasil, 14/08/017.
  • « Musicologia em Perspectiva Audiotátil », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UFMG, Belo Horizonte MG, Brasil, 21/08/2017.
  • « Música Popular em Perspectiva Audiotátil », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UNICAMP, Campinas SP, Brasil, 23/08/2017.
  • Master class « Piano e Processos Compositovos Audiotáteis », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UNICAMP, Campinas SP, Brasil, 23/08/ 2017.
  • « Música e Formatividade Audiotátil », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UFES/Centro Cultural Sesc Glória, Vitória ES, Brésil, 24/08/2017.
  • « Groove, Improvisação, Interação Musical : Pertinência Epistemológica Audiotátil », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UFRJ, Rio de Janeiro RJ, Brésil, 25/08/2017.
  • « O problema da formatividade no trabalhos teóricos de Umberto Eco : origens, posicionamentos, e uma leitura recente no campo da musicologia », Seminário Obras abertas, UFES, Vitória ES, 4 setembro 2017.

UFES/Sesc Glória UFES/Sesc Glória UFES/Sesc Glória UFES/Sesc Glória
UNIRIO/Inst. Villa-Lobos UNICAMP/Inst. de Artes UNICAMP/Inst. de Artes UFRJ