GRIIM - Groove, Improvisação e Interação Musical: Teorias, Poéticas e Análise
GRIIMPAT - Groove, Improvisação e Interação Musical: Pertinência Audiotátil e TransculturalidadeRegistro: GRIIMPAT 8948/2018 - PRPPG-UFES |
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Ênfase no aspecto cultural e no potencial heurístico da TMA Mapeamento das expressões audiotáteis Resumo: Groove, improvisação e interação musical são temas consagrados no âmbito dos estudos musicológicos do século XX e XXI, e têm suscitado debates e alcançado aplicações nos mais vastos campos disciplinares das ciências. Os subcampos disciplinares da musicologia que tradicionalmente se ocupam desses temas, como a Música Popular, a Etnomusicologia e o Jazz Studies, têm tratado esses fenômenos a partir de critérios de comunicação, como a oralidade/escrita, e de critérios sociológicos, como o popular/erudito. Apesar do pioneirismo e das inúmeras conquistas e avanços desses estudos, tais critérios não comportam adequadamente as dinâmicas inter e transculturais das músicas dos séculos XX e XXI promovidas como efeitos das mediações antropológicas (sobretudo a fonografia, e o mundo digital) sobre a criatividade humana e seus modos de representação artística. Este projeto propõe, através de um levantamento sistemático da literatura musicológica, e de fontes discográficas, entrevistas e audiovisuais, tematizar as variadas formas de manifestação do groove, da improvisação e da interação musical, nas culturas e microculturas musicais, considerando em chave crítica o modelo taxonômico da Teoria das Músicas Audiotáteis, que distingue os sistemas e experiências musicais em função de suas mediações cognitivas e culturais determinantes, definindo assim três grandes realidades musicais: (1) Músicas de Tradição Escrita Ocidental; (2) Músicas de Tradição Oral; e (3) Músicas Audiotáteis (jazz, rock, pop, rap, música popular brasileira, músicas improvisadas, world music, etc.). A análise das poéticas, estéticas, manifestos, práticas, declinações semânticas dos referidos fenômenos nas respectivas culturas, das fontes, das abordagens analíticas, etc, subsidiará futuras discussões para a compreensão da pertinência audiotátil no conhecimento das dinâmicas inter e transculturais desses fenômenos e do seu potencial heurístico. Objetivos: O presente projeto tem como objetivo desenvolver estudos que problematizam aspectos conceituais e referenciais sobre a improvisação, o groove, e a interação musical no âmbito das músicas audiotáteis (jazz, rock, pop, rap, música popular brasileira, músicas improvisadas, world music, etc.) e da própria Musicologia Audiotátil, com foco especial no reconhecimento de bibliografias, metodologias de análise musical, teorias e programas/manifestos estéticos ligados à improvisação, ao groove, e à interação musical, em suas manifestações nas diferentes culturas.
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Subprojetos vinculados |
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1) 'Flow': groove e improvisação no Rap
Estudante: Murilo Arantes de Faria (PIVIC 2018/2019 UFES) Orientador: Dr. Fabiano Araújo Costa 2) 'Free': faces da improvisação livre Estudante: Igor Dettmann Guaitolini (PIBIC 2018/2019 UFES) Orientador: Dr. Fabiano Araújo Costa 3) O 'Scat Singing' de Flora Purim Estudante: Jennifer Soares Nogueira (PIBIC 2018/2019 UFES) Orientador: Dr. Fabiano Araújo Costa 4) Rock Progressivo e Música Brasileira Estudante: Mario D'Ettores Schiavini (PIVIC 2018/2019 UFES) Orientador: Dr. Fabiano Araújo Costa 5) «Croquis», Arranjos, Interações e Colagens: Descrição do Processo Criativo de Orizzonti Sexteto (2015) em Perspectiva Audiotátil Estudante: Wanderson Lopes Soares (TCC 2017 UFES) Orientador: Dr. Fabiano Araújo Costa Defendida em 21/12/2017 |
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