Campus de Goiabeiras - Vitória

Licenciatura

Graduação em Licenciatura em Música

Duração: 4 anos
Período: Diurno (matutino e vespertino)
Vestibular: 1ª fase: Enem; 2ª fase: Português e Literatura, História.

Para a lista de disciplinas, fundamentação filosófica, referências, etc., faça o download do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música da UFES.

1. Apresentação

A graduação em licenciatura em música da Universidade Federal do Espírito Santo apresenta uma concepção pedagógica que, dadas as características sócio-culturais e econômicas do Brasil e do Espírito Santo; dadas as tendências internacionais no campo do ensino da música dentro do cenário sócio-econômico, cultural e profissional que se delineia para as próximas décadas; dada a opção por uma abordagem centrada no sujeito, e não em delimitações estéticas e ideológicas apriorísticas, tem como objetivo a formação pedagógico-musical de professores efetivamente requisitados pelo mundo atual nos seus aspectos sociais, culturais, educacionais e econômicos; vale dizer, um profissional com capacidade de rápida adaptação a diferentes contextos de trabalho, o que no caso específico da música exige, como requisitos mínimos, conhecimentos tanto da tradição musical erudita quanto da chamada música popular e o domínio das novas tecnologias de criação e produção musical, bem como a ação-reflexão-ação didático-pedagógicas nos processos de ensino-aprendizagem da música em suas mais variadas formas e manifestações culturais.
 

2. Objetivos

1. Habilitar profissionais aptos a atuar de forma articulada na educação básica, em Instituições de ensino específico de música, bem como, nos campos instituídos e emergentes; 
 
2. Viabilizar a pesquisa científica em música visando a criação, compreensão e difusão da cultura musical e seu desenvolvimento;
 
3. Possibilitar a formação do profissional competente no sentido da capacitação artística,
científica e política, envolvendo o domínio dos conteúdos das metodologias, das técnicas, das habilidades específicas, mediante uma intervenção crítica e participativa na própria realidade;
 
4. Habilitar o profissional a interagir com a sua comunidade local com vistas a transformação de qualidade de vida na perspectiva dos princípios que regem a Universidade, ou seja, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão;
 
5. Oferecer uma possibilidade de atualização curricular permanente, aumentando o número de atividades interdisciplinares que possibilitem maior integração entre os diversos assuntos tratados durante o semestre letivo;
 
6. Promover a construção e produção do conhecimento musical numa perspectiva dialógica entre as disciplinas;
 
7. Habilitar profissionais para atuar com portadores de necessidades especiais nas diversas
modalidades de ensino.
 

3. Perfil do Profissional

1. Identificar e aplicar, articuladamente, os componentes básicos da linguagem sonora;
 
2. Integrar estudos e pesquisas na Prática Pedagógica e Interpretação Artística;
 
3. Caracterizar, escolher e manipular os elementos materiais (sons, gestos, texturas) e os
elementos ideais (base formal, cognitiva) presentes na obra musical;
 
4. Trazer para a prática pedagógico-musical o conteúdo das transformações e rupturas históricas e conceituais ocorridas na arte;
 
5. Construir e adequar processos, formas, técnicas, materiais e valores estéticos na concepção, interpretação artística, e na prática pedagógica, a partir de uma visão crítica da realidade;
 
6. Utilizar crítica e adequadamente métodos, técnicas e tecnologias específicas à prática
pedagógica;
 
7. Conceber, organizar e interpretar roteiros e instruções para a realização de projetos artísticos.
 
8. Analisar e aplicar práticas e teorias de produção das diversas culturas artísticas, suas
interconexões e seus contextos socioculturais;
 
9. Analisar e aplicar combinações e re-elaborações imaginativas, a partir da experiência sensível da vida cotidiana e do conhecimento sobre a natureza, a cultura, a história e seus contextos;
 
10. Aproveitar a experiência sensível em relação ao mundo circundante natural e cultural para a construção da prática pedagógico-musical;
 
11. Ser consciente e crítico de seu papel social e político, capaz de enfrentar os desafios da sociedade contemporânea nas atividades artísticas, pedagógicas e culturais, como também, interagir nas novas redes de informação, com a fundamentação teórica refletida na sua prática pedagógica;
 
12. Adotar uma postura investigatória, reflexiva e criativa diante de suas atividades, capaz de produzir conhecimento;
 
13. Estar preparado para a atividade docente, com possibilidades de atuar num campo de trabalho com características múltiplas.
Transparência Pública
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