Campus de Goiabeiras - Vitória

Registro: MMA 8199/2017 - PRPPG-UFES

Ênfase na taxonomia

Mapeamento de conceitos pertinentes

Resumo: Este projeto se insere no âmbito de pesquisa das Musicas Audiotáteis, categoria musical definida segundo o modelo taxonômico da Teoria das Músicas Audiotáteis, que distingue os sistemas e experiências musicais em função de suas mediações cognitivas e culturais determinantes, definindo assim, três grandes realidades musicais: (1) Músicas de Tradição Escrita Ocidental; (2) Músicas de Tradição Oral; e (3) Músicas Audiotáteis (jazz, rock, pop, música popular brasileira, etc.).

Objetivos: O presente projeto tem como objetivo desenvolver estudos que problematizem aspectos conceituais e referenciais no âmbito das músicas audiotáteis e da própria Musicologia Audiotátil.

Resultados esperados: Considerando o campo inter e transdisciplinar da musicologia, pretende-se tematizar problemáticas relativas à “maneira de formar música” nas culturas, com especial interesse em investigar as processualidades formativas/artísticas, conexas à categoria epistemológica da “formatividade” e da “audiotatilidade".

Subprojetos vinculados

1) 'Fusion': a questão da fusão musical nas músicas audiotáteis

Estudante: Felipe Pessin Manzoli (PIBIC 2016/2017 UFES)

Orientador: Dr. Fabiano Araújo Costa

Trabalhos apresentados

MANZOLI, Felipe; ARAUJO COSTA, Fabiano. Fusion: efeitos da mediação tecnológica na cultura do jazz. Poster. VII Semana de Pesquisa em Música da FAMES, Vitória, 2018.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.