Perguntas frequentes
O curso de Licenciatura em Música é oferecido no turno matutino ou vespertino, alternando a cada ano de ingresso (a turma ingressante em 2013 realizará todo o curso no turno matutino; a turma ingressante em 2014, no turno vespertino, e assim por diante).
O curso de Bacharelado em Música é oferecido no turno noturno.
Disciplinas optativas e eletivas podem ser oferecidas em quaisquer turnos, independentemente do curso do aluno.
Quais as diferenças entre os cursos de Licenciatura e Bacharelado?
O curso de Licenciatura em Música visa à formação do músico, educador e pesquisador, tendo, além das disciplinas musicais, uma maior carga horária de disciplinas relacionadas às humanidades, especialmente às áreas de educação, filosofia, psicologia, sociologia, etc., além de flauta doce e canto coral.
O curso de Bacharelado em Música visa à formação do músico, compositor (com ênfase em trilhas musicais) e pesquisador, tendo uma maior carga horária de disciplinas relacionadas a técnicas e ferramentas de composição e análise: contraponto, orquestração, tecnologia musical, poéticas áudiovisuais etc.
É possível realizar os dois cursos (Licenciatura e Bacharelado) ao mesmo tempo?
Não é possível estar matriculado nos dois cursos ao mesmo tempo, pois a Universidade aceita apenas uma matrícula simultânea por nível de ensino (neste caso, graduação).
No entanto, é possível ao aluno, independentemente do curso que realizar (Licenciatura ou Bacharelado), frequentar disciplinas do outro curso (que constarão em seu histórico como disciplinas optativas ou eletivas), com vistas a enriquecer sua formação acadêmica.
Se desejar, após concluir um dos cursos (por exemplo, Licenciatura), o aluno pode ingressar no outro (por exemplo, Bacharelado, ou vice-versa), por meio de Processo Seletivo de Vagas Surgidas (Novo Curso) ou vestibular comum, e solicitar aproveitamento de estudos de disciplinas já realizadas, reduzindo consideravelmente seu tempo de permanência no segundo curso.
Veja mais informações em Formas de Ingresso.
Que instrumentos são ensinados durante o curso?
Em ambos os cursos, são ofertadas disciplinas de ensino de instrumento em grupo, como teclado/piano, violão, canto coral, flauta doce e optativas (laboratório de choro, madrigal, etc).
Veja mais informações nos Projetos Pedagógicos de Curso da Licenciatura ou Bacharelado.
Devo saber música antes de começar a frequentar o curso?
Embora ainda não haja uma prova de habilidade específica no vestibular comum (em fase de implementação), recomenda-se o estudo musical anterior e a prática de instrumento ou canto, prévia e concomitantemente ao curso.
Após concluir o curso, como posso continuar estudando ou mesmo estar vinculado à Universidade?
A Universidade Federal do Espírito Santo oferece pós-graduações, mestrados e doutorados em diversas áreas do conhecimento. No campo específico da Música, iniciaremos oferta de pós-graduação e mestrado nos próximos anos. Acesse o site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
O aluno pode também envolver-se (ou continuar participando) em projetos de extensão. Visite o site da Pró-Reitoria de Extensão.
Além destas oportunidades, o ex-aluno, já graduado, pode ofertar voluntariamente uma disciplina que seja de sua área de interesse (com a concordância do Colegiado de Curso e do Departamento), como um estímulo ao magistério no ensino superior. Neste caso, deve-se procurar a Coordenação do Curso ou o Departamento.
Por último, o aluno pode concorrer a uma vaga em outro curso da Universidade, via Processo Seletivo para Vagas Surgidas (Novo Curso).