Corpo docente
Doutor em Artes/Música pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Paris-Sorbonne (cotutela), Mestre em Musicologia pela Universidade de Toulouse II e Bacharel em Música (piano) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou, em 2015, estágio de pós-doutorado em Artes na Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Em sua atuação como pianista, apresentou-se em diversas salas de concerto no Brasil, na França e em Portugal, foi vencedor do V Concurso Nacional Souza Lima, em São Paulo, solista da Orquestra Sinfônica da UFRJ e da Orquestra de Câmara do Conservatório Brasileiro de Música.
Como professor, atuou/atua nas áreas de Educação Musical, Estética, História da Arte, Piano, Música de Câmara, entre outras. Em sua atividade como pesquisador, transitou/transita por temáticas da Estética, da Poética, da Teoria da Arte, das relações música-artes visuais e arte-ciência, entre outros campos de interesse.
É líder do grupo de pesquisa “Núcleo de Investigações Poéticas” (NIP), juntamente com Rodrigo Ribeiro Barreto, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Na trajetória acadêmica foi orientado pela artista multimídia Rosangela Leote, pelos pianistas Eduardo Monteiro e Sonia Goulart e pela pesquisadora Michèle Barbe. Foi articulista cultural e colaborador do site e da revista Carta Capital. É autor do livro, publicado na França, Rencontre des arts (Harmattan, 2015).
Antonio Celso Ribeiro (Pouso Alegre, MG) - Professor Adjunto de Composição no Curso de Música do Departamento de Teoria da Arte e Música da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. É Doutor em Composição pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Linguística pela Universidade do Vale do Sapucaí, MG. Possui obras comissionadas e tocadas na Austrália, Colômbia, Reino Unido, França, Holanda, Alemanha, Rússia, Taiwan,Espanha, Portugal, EUA, Uzbequistão, Grécia, Canadá e Tailândia, por músicos e ensembles como XelmYa Trio (Berlin - Alemanha), Nieuw Ensemble (Amsterdam -Holanda), Atlas Ensemble (Amsterdam - Holanda), Tongue Stuff (Londres – Reino Unido), Dúo Altbass (Barcelona - Espanha), Wen-Hui/ Lily Lin (Bangkok - Tailândia),Fonseca/Jing Shao Duhamel (Madrid, Espanha), Jiuan-Reng Yeh (Taipei - Taiwan),Alvin Wong (Melbourne - Austrália), Michael Hall (Chicago, EUA), Tania Sikelianou (Atenas - Grécia), Luciane Cardassi (Banff - Canadá), Duo Marray (Goiânia – Brasil), Sonia Ray/Jean-Baptiste Pelletier (Paris – França), Shien Lee (Taipei, Taiwan), Qualea Trio (Goiânia – Brasil), Bass4Brazil (GO, MG, SP), Duo HarpWerk (Reikiavik, Islândia) e Les Itinerants (Paris, França). Prêmios: 4th Brazilian International Composition Contest - Brazil (2004); BAMdialogue - Amsterdam (2009); Atlas Ensemble Composition Contest - Amsterdam (2014); Shizhu Music Composition Contest - Taipei (2011) e Al-Quds International Composition Award – Jerusalem (2011). Foi Composer-in-residence no 9th TICF - Thailand International Composition Festival, Mahidol College of Music - Bangkok (2013). Suas colaborações com artistas visuais portugueses tem rendido vários projetos multidisciplinares como por exemplo, “Cor Som Movimento – Palavras Soltas” com Leonor Alvim; “Flores”,“Love Wins”, “Músicos Visitam São Paulo”, “Músicos Visitam Lisboa”, “Pássaros”, com Leonor A. Brazão e “Delubro – Contemplação Particular” com António Gonçalves.
É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa do CNPq: Arte, Filosofia e Literatura na Idade Média, coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo da Costa (UFES) em associação com a IVITRA (Universitat d’Alacant – Catalunha, Espanha), tendo participado dos seguintes projetos: “A Astrologia medieval e suas manifestações na Arte e na Filosofia (sécs. XII-XV)”; “Sincronismos e anacronismos na (des)figuração de corpos: de Jaume Huguet (1412-1492) a Théodore Géricault (1791-1824)”; “O corpo devassado. Representações imagéticas de corpos humanos em tratados médicos medievais”; “Amor e Música: o trovadorismo medieval e o amor cortês. Estudo de caso: as cançons de Berenguer de Palou (c.1160-1209)”. É membro fundador, arranjador e diretor musical do UfezKlezmer Ensemble – projeto de extensão que se dedica à pesquisa e execução de música folclórica judaica e compositores que pereceram no Holocausto. Atualmente dedica-se ao seu projeto de pós doutoramento, que envolve processos criativos a partir da perspectiva de Mikhail Bakhtin, psicanálise e suas inter-relações com a música judaica sefaradi e askhenazi.
Prof. Dr. Daniel Tápia
Currículo Lattes | danieltpa [at] gmail.com
Formado em Licenciatura em Educação Musical pela UNESP, trabalha como músico de áudio em estúdio e para shows e concertos, arranjador, compositor e instrumentista (violonista, clarinetista e violinista). É mestre em música pela UNICAMP e atualmente desenvolve tese de doutorado na mesma universidade, sobre as relações entre análise musical aplicada e música de cinema. É também engenheiro de som do Estúdio Arsis (Sp).
Prof. Ms. Darcy Alcantara Neto
Curriculo Lattes | darcyalcantara [at] yahoo.com.br
Professor Assistente no Departamento de Teoria da Arte e Música da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Coordenador do Curso de Música e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Música e Educação. Leciona disciplinas nas áreas de linguagem musical e música e educação. Graduado em Licenciatura em Música pela UFES e Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuou como coordenador e professor no Projeto de Educação Musical na Secretaria Municipal de Educação de Vitória-ES (2006-2010), e como professor substituto no Centro de Educação (2006-2007). Tem experiência como professor de música, pianista e regente de coral, atuando também como diretor e compositor em curta-metragens de animação. Atuou como pianista oficial dos grupos Coral Petrobras UN-ES, Coral da UFES e Coro de Câmara de Vitória, dentre outros, em encontros de corais em vários estados brasileiros.
Membro da diretoria da ABEM (gestão 2011-2013) e afiliado à ISME (International Society for Music Education), tem publicado e apresentado trabalhos em eventos científicos no Brasil, Estados Unidos, Canadá e Argentina. Como pesquisador, tem abordado as seguintes áreas temáticas: educação musical, sociologia da música, ensino de teoria e percepção, aprendizagens em música popular e informática aplicada à música.
Prof. Dr. Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho
Curriculo Lattes | eh.ufes [at] gmail.com
Graduado em Piano pela UFRJ, Mestre em Piano pela UFRJ, Doutor em Música (Linguagem Musical) pela UNIRIO e realizou estágio de Pós-Doutorado no PPGMúsica da UFPR. Também faz parte da sua formação cursos livres de regência com o Maestro Alceu Bochino na EMVL/RJ, Graduação em regência na UFRJ (incompleto) com o Maestro Roberto Duarte, além de master-classes de performance com os professores: Sônia Maria Vieira, Colbert Hilgenberg, Luís Carlos de Moura Castro, Homero Magalhães, Luís Medalha, Luís Senise, Glória Maria da Fonseca, Myriam Grosman, Caio Pagano, Ondine Mello, Frederick Moyer (USA), Fani Solter (Alemanha), Mario Papadopoulos (Inglaterra), Domenique Merlet (França), Mikhail Rudy (Rússia), Ruth Laredo (EUA) entre outros importantes nomes.
Atua profissionalmente em recitais de música de Câmera e como solista. Como docente da UEMG, dos anos de 2000 a 2005, idealizou e organizou a Orquestra de Câmera desta instituição, constituída de alunos do curso de graduação em instrumento e colaboradores. É compositor, tendo sido premiado no 1º Concurso SESI Minas de Composição para Orquestra do SESI, realizado pela FIEMG/MG em 2006 e participado de festivais e eventos de música contemporânea com destaque para as Bienais de Música Contemporânea da FUNARTE (2007/2009). Trabalhou como docente na UFMG, UFRJ, UFSCar e UFF e atuou também como Coordenador do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Vale do Rio Verde e dos cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura em Música) do Conservatório de Música de Niterói.
É pesquisador dos grupos Arte, Filosofia e Literatura na Idade Média; Contexto, estruturação, influência e estilo musical entre 1850-1950 e membro do Núcleo de Pesquisa em Música e Filosofia. Atualmente é professor do Departamento de Teoria da Arte e Música da UFES onde leciona as disciplinas relacionadas à Composição Musical. É professor colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Música da UFPR e da UFMG.
Prof. Dr. Fabiano Araújo Costa
Curriculo Lattes | fabiano.costa [at] ufes.br
Doutor em Musicologia (Paris-Sorbonne 2016), Mestre em Música (UFMG 2006) e Bacharel em Música Popular (UNICAMP 2000). Professor Adjunto do Departatamento de Teoria da Arte e Música. Leciona as disciplinas "Harmonia e Estruturação Musical", "Arranjo" e "Laboratórios de Estilos Musicais".
Pesquisador Associado do Institute de Recherche en Musicologia [IReMus - França], onde atua como co-diretor do Centre de Recherche sur le Jazz et Musiques Audiotactiles [CRIJMA] e como colaborador do Groupe de Recherche de Musique Brésilienne [GRMB]. É líder do Núcleo de Estudos em Música e Musicologia Audiotátil [eMMa] na UFES, e colabora com Grupo de pesquisa Música Popular: História, Produção e Linguagem, da UNICAMP. Seus projetos de pesquisa são fundados em uma abordagem inter e transdisciplinar que considera as perspectivas da musicologia (história, teoria e análise musical), a filosofia, as ciências sociais e ciências cognitivas, a mediologia, a antropologia e os Cultural Studies, focalizando a experiência estética musical interacional em contextos inter e transculturais a partir do século XX. Tem interesse especial no desenvolvimento de estudos sobre a Teoria da formatividade audiotátil e sua aplicação na análise, crítica e história da música. Interessa-se igualmente em estudos sobre a música popular brasileira e seus movimentos inter e transculturais, a improvisação e o jazz pós-1969.
Como músico (pianista/compositor/improvisador), produziu os álbuns: O Aleph (2006); Calendário do Som – 9 dias (2009), com música do “Calendário do som” de Hermeto Pascoal; Rheomusi (2011), em trio com Arild Andersen e Naná Vasconcelos [ECM]; e Baobab trio (2012), no qual desenvolve releituras de Radamés Gnattali, Baden Powell, e música improvisada. Como musicólogo, realizou conferências no Conservatorio ‘Santa Cecilia’ di Roma (IT), no Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Paris (FR), Centro Studi 'Luigi Pareyson' (IT), Università di Torino (IT), Università di Macerata (IT), Université Paris-Sorbonne (FR), Université Jean Monnet Saint-Étienne (FR), Club du Choro de Paris (FR), e possui artigos publicados em revistas acadêmicas e livros no Brasil, França e Itália.
Links:
http://www.iremus.cnrs.fr/fr/membres-associes/fabiano-araujo-costa | [eMMa] Núcleo de Estudo em Música e Musicologia Audiotátil | [eMMa] Espelho CNPq | Seminários CRIJMA Brasil 2017 I https://ufes.academia.edu/FabianoAraujo | O Aleph | Baobab trio | Rheomusi
Prof. Dr. Gustavo Rocha Chritaro
Currículo Lattes | boamusic [at] hotmail.com
Cursou o Bacharelado em Música, com habilitação em Violão, na Universidade do Estado de Minas Gerais (2003), e ambos Mestrado em Música (2009) e Doutorado em Música (2015) foram obtidos na Universidade Estadual de Campinas, na área de Música de Cinema. Atualmente é professor efetivo do Departamento de Teoria da Arte e Música da Universidade Federal do Espírito Santo. Sua atuação se relaciona principalmente aos seguintes temas: música popular, composição, violão e música aplicada à dramaturgia e ao audiovisual.
Prof. Dr. José Eduardo Costa Silva
Curriculo Lattes | zed2004 [at] gmail.com | http://www.joseeduardocostasilva.com
Alaudista e compositor. Doutor e mestre em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em filosofia e historiador pela Universidade Federal de Minas Gerais. Áreas de atuação: Música e Filosofia; Composição, Análise e Estruturação Musical; Música Antiga – Alaúde / Interpretações Historicamente Informadas. Participa dos Grupos de Pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Música e Filosofia (líder); Núcleo de Estudos em Música e Musicologia Audiotátil; Música e Linguagem II.
Profª. Drª. Juliana Marilia Coli
Curriculo Lattes | colijuliana [at] gmail.com
Professora, pesquisadora e cantora lírica. Pós-Doutora em Musicologia Histórica pela Università di Musicologia de Cremona (Itália) com bolsa da Capes e estágio Doutoral em Sociologia da Música (bolsa - Capes) pela Università degli studi di Trento (Itália). Graduada em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994). Doutora em Ciências Sociais Musicais, com ênfase na Sociologia da Música pela Universidade Estadual de Campinas e Università di Trento (Itália). Possui Master em Gestão e Organização de Eventos Musicais e Culturais pelo Conervatório de Trento-Itália.
Tem experiência como docente nas áreas de música em canto lírico e canto coral junto ao Conservatório de Tatuí, tendo sido professora da cátedra de Arte/Educação/Música pela Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de São Carlos – Ufscar, tendo atuado também em diversos projetos no âmbito da educação musical no Brasil e na Itália.
Suas pesquisas enfatizam os campos do trabalho musical artístico, música e midia, história da ópera, música e sociedade - educação/formação, interpretação-performance no mundo da ópera com pesquisa sobre a memória artística de cantores líricos.
Autora do livro: Vissi D´arte: por amor a uma profissão, Editora Annablume, 2006 e Co-organizadora do livro: Entre Gritos e Sussurros: os sortilégios da Voz cantada, Editora Letra e Voz, São Paulo, 2012.
Prof. Ms. Marcus Vinícius Marvila das Neves
Curriculo Lattes | creed.mvmn [at] gmail.com
Professor Assistente II do Curso de Música da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2006), Especialização em Estudos Literários também pela UFES (2008) e Mestrado em Letras, área de concentração: Estudos Literários, pela UFES (2010). Tem atuado nas áreas de Música e Poesia em Augusto de Campos, Arte Sonora e Composição de trilha sonora.
Profª. Msª. Mirna Azevedo Costa
Currículo Lattes | mirnaazevedo [at] hotmail.com
Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na classe da professora Celina Szrvinsk, Especialista em Pedagogia do Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM/CEU-RJ), Mestre em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e Doutoranda em Música na Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolvendo pesquisa sobre aquisição de habilidade motora no esnino de piano em grupo.
Participou de diversos concursos de piano, sendo laureada em vários deles, como: Concurso Jovem Músico BDMG (Belo Horizonte / MG), VI e VII Concurso Nacional de Piano de Governador Valadares (Governador Valadares / MG), Concurso Nacional de Piano Nilda Freitas (Rio de Janeiro / RJ) e I Concurso Nacional de Piano de Vitória da Conquista (Vitória da Conquista / BA). Frequentou cursos e master classes com os professores Luiz Henrique Senise, Yara Bernet, Ney Fialkov, Michael Hude, Heitor Alimonda, Eduardo Hubert, Lúcia Barrenechea e Miriam Grossman.
Atualmente é professora do Departamento de Teoria da Arte e Música da UFES, onde ministra as disciplinas de Teclado, Prática de Ensino de Teclado e Piano para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música.
Prof. Dr. Potiguara Menezes
Currículo Lattes | menezespoti [at] gmail.com
Possui doutorado em música pela Universidade de São Paulo (2017). Foi pesquisador visitante na Universidade do Hawai'i (2014-15). Concluiu o mestrado na USP (2011), bem como sua graduação em Música (2005). Seu foco de pesquisa incide principalmente sobre dois pontos: composição e análise musical. Ativo tanto na música dita erudita quanto popular, seu trabalho busca quebrar barreiras restritivas no campo criativo. Sua obra é esteticamente diversificada, mas a influência de elementos de várias tradições musicais é marcante – principalmente oriundos de músicas brasileiras, de comunidades tradicionais e de práticas improvisativas.
Seus principais projetos de pesquisa estão relacionados à composicão e análise de músicas do século XX e XXI e estão voltados às inter-relações entre tradições e culturas distintas na criação musical. Há também um interesse especial na música instrumental brasileira, em seus diversos gêneros.
Tem experiência como regente coral, diretor musical, arranjador e instrumentista (guitarra e violão), além do âmbito acadêmico. Já atuou em centenas de concertos e shows (solo e com diversos grupos e artistas), no Brasil, Estados Unidos, Europa e Coréia. Possui dezenas de álbuns gravados (CDs e DVDs) e diversas composições executadas e/ou gravadas. Atualmente, busca ampliar seus horizontes através de novas parcerias com artistas e instituições, nos planos nacional e internacional.
Links: Seis com Casca https://www.facebook.com/seiscomcasca/