Campus de Goiabeiras - Vitória

Laboratório de Áudio Musical da UFES

O Laboratório de Áudio Musical da UFES, coordenado pelo Prof. Dr. Daniel Tápia, é um espaço universitário, destinado ao ensino, pesquisa e extensão e promove projetos regulares nestes segmentos da ação universitária.

Estruturado como um Estúdio de Música, o laboratório recebe ações principalmente ligadas às produção musical e audiovisual, às relações entre música e tecnologia e afins.

No âmbito do ensino, especialmente o ensino de graduação, o coordenador do laboratório promove um programa regular de formação complementar e monitoria na área de áudio musical. Este programa seleciona, anualmente, estudantes dos cursos de música interessados em desenvolverem-se, de forma mais aprofundada, no trabalho com o áudio musical. Atualmente o projeto conta com 2 (duas) bolsistas, incluídas no programa PAEPE da universidade, e 8 (oito) voluntárias e voluntários.

No âmbito da pesquisa, onde há diálogo com o ensino de pós-graduação, o laboratório abriga as atividades do Grupo de Pesquisa em Áudio educação e Música, liderado pelo coordenador em cooperação com os professores Dr. José Eduardo Costa Silva e Dr. Potiguara Curione Menezes. Este grupo de pesquisa está concentrado na produção acadêmica que versa sobre a produção musical e seus desdobramentos, oferecendo vagas de Iniciação Científica, por meio dos programas da universidade e de outras agências. Atualmente, este grupo conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), até o ano de 2025.

No âmbito da extensão, o laboratório abriga principalmente o projeto "Estúdio de Música UFES", registrado na pró-reitoria de extensão sob o número 1028, que promove a maioria das ações que conectam o laboratório com a comunidade externa. Entre essas ações, o projeto promove um edital anual de apoio à produção musical do Espírito Santo, que recebe 4 (quatro) propostas artísticas advindas da comunidade externa por ano. Além disso, promove também contratos de cooperação interinstitucional com instituições de destaque e relevância para o desenvolvimento da cultura e arte no estado.

Fazem parte da equipe do laboratório (atualizado em 21/09/2022):

Prof. Dr. Daniel Tápia (coordenador)
Marco Aurélio Miranda Cavalca (servidor técnico em audiovisual)

Monitores bolsistas PAEPE I:
Anna Luisa Golino Azevedo
Cláudia Zanetti Nogueira

Monitores do programa de monitoria voluntária:
André Akira Sawanaka Cruvinel
Gabriel Beluccio
Gabriel Siqueira Tosi
Jana Celeste Coradine
João Pedro Sechin Leite
Kenzo Tavares da Silva
Keven Henrique Andrade Moreira
Victoria Tavares da Fonseca

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.