Campus de Goiabeiras - Vitória

Eventos

Ia JeMMa - Jornada e Estudos de Musicologia do eMMa

Programação e Resumos


Programação e Resumos

14h

Projeto GRIIMPAT - "Groove, Improvisação e Interação Musical: Pertinência Audiotátil e Transculturalidade" 

Groove, improvisação e interação musical são temas consagrados no âmbito dos estudos musicológicos do século XX e XXI, e têm suscitado debates e alcançado aplicações nos mais vastos campos disciplinares das ciências.

Os trabalhos apresentados nesta Iª JeMMa fazem parte do projeto GRIIMPAT (PRPPG/UFES 8948/2018). O GRIIMPAT propõe, através de um levantamento sistemático da literatura musicológica, e de fontes discográficas, entrevistas e audiovisuais, tematizar as variadas formas de manifestação do groove, da improvisação e da interação musical, nas culturas e microculturas musicais, considerando em chave crítica o modelo taxonômico da Teoria das Músicas Audiotáteis, que distingue os sistemas e experiências musicais em função de suas mediações cognitivas e culturais determinantes, definindo assim três grandes realidades musicais: (1) Músicas de Tradição Escrita Ocidental; (2) Músicas de Tradição Oral; e (3) Músicas Audiotáteis (jazz, rock, pop, rap, música popular brasileira, músicas improvisadas, world music, etc.).

A análise das poéticas, estéticas, manifestos, práticas, declinações semânticas dos referidos fenômenos nas respectivas culturas, das fontes, das abordagens analíticas, etc, subsidiará futuras discussões para a compreensão da pertinência audiotátil no conhecimento das dinâmicas inter e transculturais desses fenômenos e do seu potencial heurístico.

Prof. Fabiano Araújo (eMMa/UFES) - Coordenador do Projeto GRIIMPAT
14h10

"O Scat Singing de Flora Purim"

Neste trabalho investigamos os aspectos do Scat nas obras da cantora brasileira Flora Purim, seu perfil estético e expressão vocal, a problemática do Scat Singing como fenômeno improvisativo e groovêmico. A partir da catalogação de suas obras, buscamos identificar o Scat de Flora Purim e sistematizá-lo.

Jennifer Soares Nogueira (PIBIC - eMMa/UFES)
14h30

"Flow: Groove e Improvisação no Rap"

Este estudo pretende analisar os aspectos referentes ao "groove" e ao "flow" em um corpus composto de gravações de rap realizadas por "MC's" brasileiros, desde os anos 1990 até os dias atuais. Numa perspectiva comparativa, visamos identificar traços singulares e universais do “flow” enquanto manifestação groovêmica. Apresentaremos junto aos exemplos, os problemas metodológicos enfrentados para a análise do fenômeno considerando os aspectos de transculturalidade determinantes de sua manifestação.

Murilo Arantes Faria
(PIVIC - eMMa/UFES)
14h50 "Free - Faces da Improvisação Livre" Igor Dettmann Guaitolini (PIBIC - eMMa/UFES)
15h10

"Sobre o Idiomatismo do Violão Brasileiro"

Buscamos realizar uma revisão bibliográfica para compreender o que se entende hoje por “identidade do violão brasileiro” no campo da musicologia. Visamos fazer um levantamento dos principais agentes (compositores, instrumentistas, professores, etc) que funcionam como referência do processo de construção da identidade do violão brasileiro, bem como identificar as mediações tecnológicas e culturais determinantes do processo, levando em conta sua situação no quadro de acontecimentos de ordem social, política e econômica da história das músicas brasileiras de expressão audiotátil.

Felipe Pessin Manzoli
(TCC 1 - eMMa/UFES)
15h30

"Groove e Orquestra nos Concertos Cariocas de Radamés Gnattali"

Esse trabalho é fruto de um interesse geral pela produção de orquestrações de peças brasileiras, e de um interesse específico pelas soluções encontradas pelo compositor Radamés Gnattali na sua triologia de Concertos Cariocas (1951, 1964, 1971) ao unir groove e orquestra. Sendo o groove um fenômeno audiotátil pertinente na música popular brasileira e a orquestra uma formação com raízes fincadas nas músicas de tradição escrita ocidental, quais são os fatores que possibilitam efetivamente a produção e interação entre o groove e a orquestra nessa peças? Em nossa análise, buscamos identificar as ocorrências de unidades groovêmicas na escrita dos concertos e confrontá-las com a realização das peças pelo grupo Quatro a Zero e demais solistas, registradas em 2015.

Débora Gouvea
(TCC 1 - eMMa/UFES)
  PAUSA  
16h00

"Fusion - A Questão da Fusão Musical nas Músicas Audiotáteis"

O estudo problematiza as modalidades de utilização do termo “fusion” como referência do gênero musical surgido no fim da década de 1960 para relacionar a fusão do jazz como o rock. Revisamos uma bibliografia nos subcampos da Etnomusicologia, Popular Music Studies, Cultural Studies, Jazz Studies, buscando sobretudo abarcar um âmbito mais amplo de expressões musicais a partir da categoria das músicas audiotáteis (jazz, rock, músicas brasileiras, world music, pop, etc) reformulando as questões sob o prisma dos processos de transculturalidade intrínsecos à segunda metade do séc. XX até os dias atuais, e suas relações com as mediações tecnológicas determinantes na produção e recepção da música nesse período.

Felipe Pessin Manzoli 
(PIBIC - eMMa/UFES)
16h20

"A Sinergia entre o Heavy Metal e os Ritmos Brasileiros no Álbum Holy Land, da banda Angra"

O Trabalho busca apresentar de que forma a banda Angra utiliza elementos da música brasileira em suas composições de heavy metal no álbum Holy Land. As análises são realizadas a partir de transcrições das faixas em questão e sua comparação com exemplos brasileiros. A partir daí, objetiva-se entender o propósito e as consequências do uso da música brasileira e identificar o grupo no contexto do Heavy Metal/Rock Progressivo

Silas Mata de Oliveira
(TCC 1 - eMMa/UFES)
16h40 "Rock Progressivo e Música Brasileira"
Mario D'Ettores Schiavini 
(PIVIC - eMMa/UFES)
17h00

"Inspiração, Música e Inconsciente"

Dentre as obras de Gustav Jung se observam teorias que possibilitam interligar criações artísticas ao inconsciente. O presente trabalho consiste em buscar elementos da formatividade artistica pareysoniana e de sua especificidade nos termos da Teoria da Formatividade Audiotátil, que remetam ao problema da inspiração e do inconsciente.

Willian Francis Caetano 
(TCC 1 - eMMA/UFES)
17h20

"A Linguagem Musical de Hermeto Pascoal no Calendário do Som"

Este trabalho consiste numa análise do livro "O Calendário do Som" do músico alagoano Hermeto Pascoal e tem como objetivo principal propor uma reflexão sobre quem é este músico e como podemos entendê-lo por meio de uma obra específica. Através de análises quantitativas de elementos arranjatórios e de declarações do próprio Hermeto Pascoal no decorrer do livro, pretendemos elucidar como ele se situa na perspectiva audiotátil e que detalhes esses dados revelam sobre a forma dele compor, tocar, e até mesmo o entendimento que ele tem da arte musical e do fazer artístico.

Lucas Garcia
(TCC 1 - eMMa/UFES)

 


Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910