Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que, em parceria com Instituições Públicas de Educação Superior (IPES), federais e estaduais, busca incentivar projetos de iniciação à docência nas redes públicas de ensino, atendendo assim às atribuições legais da CAPES de induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério (Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007), às diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007), aos princípios estabelecidos na Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e Lei n° 11.947, de 16 de junho de 2009, no seu art. 31).

A Universidade Federal do Espírito Santo participa do PIBID em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo; com a Secretaria Municipal de Educação de Vitória e com a Secretaria Municipal de Educação de São Mateus.

Entre os objetivos do PIBID destacam-se:
  1. incentivar a formação de professores para a educação básica, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública;
  2. valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente;
  3. elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior;
  4. inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  5. proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração o IDEB e o desempenho da escola em avaliações nacionais, como Provinha Brasil, Prova Brasil, SAEB, ENEM, entre outras; e
  6. incentivar escolas públicas de educação básica, tornando-as protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.
Os objetivos previstos no Subprojeto PIBID Música são:
  1. Criar e potencializar ações que promovam a articulação do curso de Licenciatura em Música a escolas de Educação Básica, envolvendo docentes da Universidade, graduandos em música, professores das redes públicas e alunos da Educação Básica.
  2. Desenvolver aulas de música para alunos da Educação Básica em escolas no município de Vitória (ES).
  3. Contribuir na formação dos licenciandos em música da UFES.
  4. Oportunizar formação continuada e qualificação dos professores de música atuando em escolas de EducaçãoBásica.
  5. Contribuir para a reflexão sobre a estrutura curricular do curso de Licenciatura em Música da UFES, naperspectiva da formação do professor de música.
  6. Produzir e fomentar reflexões sobre as possibilidades, características e limites da implementação do ensino de
  7. música nas escolas a partir da Lei 11.769/2008.
  8. Contribuir na formação dos alunos nos estágios obrigatórios (curriculares), por meio do compartilhamento de experiências acumuladas pelos bolsistas e da produção de material didático, dada a carência encontrada no mercado editorial.

O Pibid Música é coordenado pelo Prof. Ms. Darcy Alcantara e conta com 18 bolsistas (alunos de graduação) e a supervisão das professoras Márcia Coradine e Rita Bertolde, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental "Experimental de Vitória/Ufes", dentro do campus de Goiabeiras.