Campus de Goiabeiras - Vitória

Orientações sobre matrícula

Períodos de matrícula

Os períodos para matrícula estão disponibilizados no Calendário Acadêmico, no site da Prograd, e são assim denominados:

  • "Matrícula" (primeira etapa);
  • "Ajuste de matrícula" (segunda etapa) e
  • "Prazo para o aluno solicitar junto à Coordenação de Cursos a aplicação do Art. 17 da Resolução nº 58/2008-CEPE e da Resolução  nº  39/2010-CEPE") (vulgo "terceira etapa" ou "reajuste de matrícula").

A primeira e segunda etapa são realizadas no Portal do Aluno, e a última oportunidade de reajuste é realizada por meio de formulário próprio, disponibilizado na aba Área dos Alunos / Formulários.

Diferença entre comprovante de matrícula e comprovante de solicitação de matrícula

Nem todas as disciplinas solicitadas na matrícula serão efetivadas para o aluno, pois estão sujeitas à disponibilidade de vagas, pré-requisitos e outros critérios. Portanto, o aluno deve ficar atento aos dois documentos comprobatórios:

  • Comprovante de matrícula:
    • atesta as disciplinas em que está matriculado o aluno.
  • Comprovante de solicitação de matrícula:
    • apresenta as disciplinas solicitadas (no período imediatamente posterior a matrícula, e antes do processamento desta).
    • apresenta o resultado do processamento de cada disciplina - matriculado ou não, e a justificativa (falta de vagas, etc.) (após o processamento da matrícula).

Disciplinas ofertadas em cada semestre, salas e professores

Para mais informações sobre a lista completa de disciplinas ofertadas em cada semestre, acesse na barra à esquerda: Graduação / Licenciatura ou Bacharelado / Projeto Pedagógico de Curso. No semestre par (por exemplo, 2013/2º), estão disponíveis as disciplinas dos períodos ímpares (1º, 3º, 5º e 7º). No semestre ímpar (por exemplo, 2014/1º), estão disponíveis as disciplinas dos períodos pares (2º, 4º, 6º e 8º). O aluno deve estar atento também às disciplinas optativas divulgadas no site do curso e por email, via Portal do Professor.

Para dúvidas sobre horários e professores responsáveis por cada disciplina, consulte o departamento de origem da disciplina (Teoria da Arte e Música, Psicologia, Comunicação, etc.).

Disciplinas sem professor: e agora?

Cabe ao Colegiado de Curso (Licenciatura ou Bacharelado) a elaboração da oferta de disciplinas e definição de horários, para cada semestre. Cabe ao Departamento ao qual está vinculada a disciplina prover e atribuir o professor a cada uma delas.

Caso alguma disciplina ainda não tenha se iniciado (por atraso nos trâmites de contratação de professores, por exemplo), o aluno deve procurar o Departamento que oferta a disciplina (clique na aba "Fale conosco" e em: Departamentos que ofertam disciplinas para o Curso de Música) para se informar sobre a data de início das aulas. Algumas das disciplinas desejadas podem não estar disponíveis na primeira etapa de matrícula. Similarmente, o aluno pode solicitar a disciplina, mas não ter a matrícula efetivada, devido à disponibilidade de vagas e outros critérios.

Matrícula em disciplinas que não constam no Portal do Aluno, ou que não foram efetivadas na primeira etapa

Neste caso, o aluno deve procurar o Departamento que oferta a disciplina e solicitar, antes da segunda etapa de matrícula:

  • o aumento de vagas (que dependerá do consentimento do professor).
  • a abertura de escopo (para cursar disciplinas que não são de seu curso de origem).

Exemplo:

  • aluno do bacharelado em música deseja cursar disciplina da licenciatura ou vice-versa: deverá procurar o Departamento responsável pela disciplina para abertura de escopo e ampliação de vagas (se necessário), e matricular-se na segunda etapa.

Matrícula em disciplinas de outros cursos da Ufes

O aluno deve seguir os mesmos passos do item acima: "Matrícula em disciplinas que não constam no Portal do Aluno", solicitando, logo após a primeira etapa, o aumento de vagas ou abertura de escopo junto ao departamento de origem da disciplina, e realizando sua matrícula no ajuste (segunda etapa).

Exemplo:

  • aluno que deseja cursar disciplina em outro departamento (por exemplo, a disciplina "Psicologia I"): deverá procurar o departamento de Psicologia para abertura de escopo e ampliação de vagas (se necessário), e matricular-se na segunda etapa.

Não consegui me matricular na segunda etapa: e agora?

Para o aluno que se sentir prejudicado por problemas ocorridos em sua solicitação de matrícula, após o ajuste de matrícula, a saber:

  • erros de processamento devidamente constatados pela Coordenação de Curso;
  • problemas identificados pela Coordenação de Curso em ofertas de turmas;
  • matrícula de aluno em Plano de Estudos, não efetivada anteriormente;
  • matrícula de aluno em Programa de Acompanhamento) e
  • solicitação devidamente fundamentada para quebra de pré-requisito nos casos julgados relevantes e pertinentes pelo Colegiado de Curso de Graduação,

deverá obter autorização por escrito do professor e, no caso de aumento de vagas, do chefe do departamento que oferta a disciplina, por meio de Formulário de Reajuste (faça o download em Área dos alunos / Formulários), e entregá-lo no Colegiado, no período assim denominado no Calendário Acadêmico: "Prazo para o aluno solicitar junto à Coordenação de Cursos a aplicação do Art. 17 da Resolução nº 58/2008-CEPE e da Resolução nº 39/2010-CEPE". O aluno deve especificar também o nome e código da disciplina (que pode ser encontrado na aba Graduação / Licenciatura ou Bacharelado / download do PPC) e justificar a solicitação.

Em todos os casos, o aluno deve procurar o professor logo no começo do semestre, para saber se haverá possibilidade de efetivamente cursar a disciplina (o que estará condicionado à disponibilidade de vagas, pré-requisitos, etc.).

Veja na tabela mais acima informações sobre os departamentos que ofertam as disciplinas.

Devo frequentar, desde o início do semestre, as aulas das disciplinas que pretendo cursar, mas ainda não estou matriculado?

Sim. Estando matriculado ou não, o aluno deve frequentar as aulas da disciplina de seu interesse desde o primeiro dia letivo, pois é obrigatória a frequência de, no mínimo, 75% da carga horária total da disciplina. As aulas perdidas serão consideradas faltas.

Cancelamento de disciplinas

O "ajuste de matrícula" (segunda etapa) é a última oportunidade para o aluno cancelar sua matrícula em quaisquer disciplinas.

Matrícula em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I e II

A matrícula em TCC segue rotina e calendários específicos. Acesse: Área dos alunos / Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O aluno deve buscar seu candidato a orientador com antecedência.

Mais informações

Para outras informações, acesse a seção de Matrícula e o Manual de Rotinas Acadêmicas, no site da Prograd.

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