Formação Acadêmica
|
-
Bacharel em Música (Unicamp, Brasil)
-
Mestre em Música (UFMG, Brasil)
-
Doutor em Música e Musicologia (Paris-Sorbonne, França)
-
Certificado "Doctor Europeus"
|
Especialidades e Disciplinas Ministradas
|
-
Música Popular
-
Musicologia Transcultural
-
Análise Musical
-
Harmonia e Estruturação Musical
-
Arranjo
-
Laboratórios de Música Brasileira Contemporânea
-
Musicologia Audiotátil
|
Atividades de Pesquisa
|
Seus projetos de pesquisa são fundados em uma abordagem inter e transdisciplinar que considera as perspectivas da musicologia (história, teoria e análise musical), a filosofia, as ciências sociais e ciências cognitivas, a mediologia, a antropologia e os Cultural Studies, focalizando a experiência estética musical interacional em contextos inter e transculturais a partir do século XX. Tem interesse especial no desenvolvimento de estudos sobre a Teoria da formatividade audiotátil e sua aplicação na análise, crítica e história da música. Interessa-se igualmente em estudos sobre a música popular brasileira e seus movimentos inter e transculturais, a improvisação e o jazz pós-1969.
- Institute de Recherche en Musicologie [IReMus - França]
- Pesquisador Associado
- Co-diretor do Centre de Recherche sur le Jazz et Musiques Audiotactiles [CRIJMA/IReMus/França]
- Universidade Federal do Espírito Santo [UFES]
- Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGA/UFES. Linha de Pesquisa: Interartes e Novas Mídias
- Líder do Núcleo de Estudos em Música e Musicologia Audiotátil [eMMa] CNPq
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro [UNIRIO]
- Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Música
- Universidade Federal de Minas Gerais [UFMG]
- Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música
- Universidade Estadual de Campinas [Unicamp]
- Colaborador do Grupo de pesquisa Música Popular: História, Produção e Linguagem
|
Atividades Artísticas
|
Pianista/compositor/improvisador
- O Aleph (2006);
- Calendário do Som – 9 dias (2009), com música do “Calendário do som” de Hermeto Pascoal;
- Rheomusi (2011), em trio com Arild Andersen e Naná Vasconcelos [ECM];
- Baobab trio (2012), releituras de Radamés Gnattali, Baden Powell, e música improvisada.
- Ladeira (2019), Baobab trio.
|
Publicações
|
2019
Capítulo de livro:
- ARAUJO COSTA, Fabiano. "À l'écoute du 'lieu interactionnel-formatif'" In: Pierre Fargeton et Béatrice Ramaut-Chévassus (Org.). Écoute multiple, écoute des multiples.Paris: Hermmann 2019, p. 135-148.
2018
Capítulo de livro:
- ARAUJO COSTA, Fabiano. O problema da formatividade nos trabalhos teóricos de Umberto Eco: origens, posicionamentos, e uma leitura recente no campo da musicologia. In: Márcia Jardim; Mónica Vermes; David Ruiz Torres; Elisa Ramalho Ortigão. (Org.). Obras abertas: leituras de Umberto Eco. 1ed.Vitória: Proex/UFES, 2017, v. 1, p. 49-59.
Artigos:
- ARAÚJO COSTA, Fabiano (2018a). Brazilian Popular Music and Audiotactile Paradigm: A Brief Introduction. RJMA - Journal of Jazz and Audiotactile Musics Studies, v. 1, p. 1-19, 2018. (ISSN : 2609-1690). https://www.nakala.fr/nakala/data/11280/37f74bb0.
- ARAÚJO COSTA, Fabiano (2018b). Groove and Writing in Radamés Gnattali's Toccata em Ritmo de Samba n. 2. RJMA - Journal of Jazz and Audiotactile Musics Studies, v. 1, p. 1-23, 2018. (ISSN : 2609-1690). https://www.nakala.fr/nakala/data/11280/7eb0f109.
- ARAÚJO COSTA, Fabiano (2018e). Música popular brasileira e o paradigma audiotátil: uma introdução, trad. de Patrícia de S. Araújo, RJMA – Revista de estudos do Jazz e das Músicas Audiotáteis, Caderno em Português, nº 1, CRIJMA – IReMus – Sorbonne Université, Abril 2018, p. 1-19. (ISSN : 2609-1690). https://www.nakala.fr/nakala/data/11280/86e90f9b>.
- ARAÚJO COSTA, Fabiano (2018f), Groove e escrita na Toccata em Ritmo de Samba nº. 2 de Radamé Gnattali”, trad. dePatrícia de S. Araújo, RJMA –Revista de estudos do Jazz e das Músicas Audiotáteis, Caderno em Português, nº 1, CRIJMA –IReMus–Sorbonne Université, Abril, 2018, p. 1-23. (ISSN : 2609-1690). https://www.nakala.fr/nakala/data/11280/7ebd0ad3.
- ARAÚJO COSTA, Fabiano (2018g). Musica popolare brasiliana e il paradigma audiotattile: una introduzzione. trad. de Vincenzo Caporaletti. RJMA - Rivista di Studi sul Jazz e sulle Musiche Audiotattili, Quaderno in Italiano, v. 1, p. 1-19, 2018. (ISSN : 2609-1690). https://www.nakala.fr/nakala/data/11280/a509dea7.
- ARAÚJO COSTA, Fabiano (2018h). Groove e scrittura nella Toccata em Ritmo de Samba n. 2 di Radamés Gnattali. trad. de Vincenzo Caporaletti. RJMA - Rivista di Studi sul Jazz e sulle Musiche Audiotattili, Quaderno in Italiano, v. 1, p. 1-23, 2018. (ISSN : 2609-1690). https://www.nakala.fr/nakala/data/11280/d64f3fc4.
- ARAÚJO COSTA, Fabiano (2018c). Musique populaire brésilenne et paradigme audiotactile: une introduction. RJMA - Revue d'études du Jazz et des Musiques Audiotactiles, Cahier en français, nº. 1, p. 1-19, 2018 (ISSN : 2609-1690). https://www.nakala.fr/nakala/data/11280/2b97a59b.
- ARAÚJO COSTA, Fabiano (2018d). Groove et écriture dans la Toccata em ritmo de samba nº 2 de Radamés Gnattali. RJMA - Revue d'études du Jazz et des Musiques Audiotactiles, Cahier en français, v. 1, p. 1-24, 2018. (ISSN : 2609-1690). https://www.nakala.fr/nakala/data/11280/d9c27b11.
2015
- ARAÚJO COSTA, Fabiano. (2015a), « Pluralité de ‘spuntos’ et formativité audiotactile: un nouveau regard sur l’improvisation musicale collective », Itinera: Rivista di filosofia e teoria delle arti, Nuova serie, nº 10 - Sistema e libertà. Razionalità e improvvisazione tra filosofia, arte e pratiche umane, p.216-233. Doi:<http://dx.doi.org/10.13130/2039-9251/6661>.
- ARAÚJO COSTA, Fabiano. (2015b), « Remarques sur l’expérience esthétique interactionnelle chez Miles Davis en 1969 : le projet de ‘Bitches Brew’ et les concerts avec le 3ème Quintette », Epistrophy, nº1, Jazz et Modernité/Jazz and Modernity – ISSN : 2431-1235 – URL : <http://www.epistrophy.fr/remarques-sur-l-experience.html>.
2013
- ARAÚJO COSTA, Fabiano & BORÉM, Fausto. (2013a), « Schoenberg's tonal harmony: a proposal for analysis, realization and composition of lead sheets », Per Musi, Belo Horizonte, UFMG, nº 28, Jul/Dez 2013, p. 35-69. Disponível online: <http://ref.scielo.org/6kmjv7>.
- ARAÚJO COSTA, Fabiano & BORÉM, Fausto. (2013b), « Schoenberg's Developing Variation on Hermeto Pascoal: analysis and realization of two lead sheets from Calendário do som », Per Musi, Belo Horizonte, UFMG, nº 28, Jul/Dez 2013, p. 70-95. Disponível online: <http://ref.scielo.org/4tnwfy>.
-
- PASCOAL, Hermeto & ARAÚJO COSTA, Fabiano. (2013c), « 23 de junho de 1996 (Calendário do som) : manuscrito e lead sheet de realização », Per Musi, Belo Horizonte, UFMG, nº 28, Jul/Dez 2013, p.96-98. Disponível online: <http://ref.scielo.org/n7p699>.
- PASCOAL, Hermeto & ARAÚJO COSTA, Fabiano. (2013d), « 9 de junho de 1997 (Calendário do som): manuscrito e lead sheet de realização », Per Musi, Belo Horizonte, UFMG, nº 28, Jul/Dez 2013, p.99-101. Disponível online: <http://ref.scielo.org/7gtsxr>.
2010
- BORÉM, Fausto & ARAÚJO COSTA, Fabiano (2010), « Hermeto Pascoal : life experience and the formation of his harmonic language », Per Musi, Belo Horizonte, UFMG, nº 22, Jul/Dez 2010, p.22-43. Disponible en ligne : <http://ref.scielo.org/g3pk9c>.
|
Conferências
|
- « Pluralité de ‘Spuntos’ et Formativité Audiotactile », Convegno Sistema e Libertà. Razionalità e Improvvisazione tra Filosofia, Arte e Pratiche Umane, Centro Studi Filosofico-Religiosi “Luigi Pareyson”, Universtà di Torino, Turim, Itália, 29/01/2015.
- « Écouter/Reconnaitre le ‘Lieu Interactionnel-Formatif’: Singularité et Universalité dans l’Expérience Musical Collective Audiotactile », Cycle de Journée d’Études Écoute Multiple, Écoute des Multiples, Université Jean-Monnet et Université de Lyon, Saint-Étienne, França, 24/03/2017.
- « Nouveaux Regards sur la Musique Brésilienne », Conservatorio ‘Santa Cecilia’ di Roma, Roma, Itália, 30/03/2017.
- Table Ronde, « Música e Improvisação », XVI Seminário Nacional de Pós-Graduação em Música da UFG, EMAC/UFG, Goiânia GO, Brasil, 26/09/2016.
- Table Ronde, « À quoi sert la Théorie de Musiques Audiotactiles », Université Paris-Sorbonne, Paris, França, 09/09/2016.
- Table Ronde, « Journée d’études dediée à la Théorie de Musiques Audiotactiles », Université Paris-Sorbonne, Paris, France, 4/06/2015.
- « Música Audiotátil: Um novo olhar sob o fenômeno improvisativo », V Encontro nacional de piano da UFG, Goiânia GO, Brasil, 29/09/2016.
- « Groove, Improvisação, Interação Musical : Pertinência Epistemológica Audiotátil », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UNIRIO, Rio de Janeiro RJ, Brasil, 14/08/017.
- « Musicologia em Perspectiva Audiotátil », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UFMG, Belo Horizonte MG, Brasil, 21/08/2017.
- « Música Popular em Perspectiva Audiotátil », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UNICAMP, Campinas SP, Brasil, 23/08/2017.
- Master class « Piano e Processos Compositovos Audiotáteis », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UNICAMP, Campinas SP, Brasil, 23/08/ 2017.
- « Música e Formatividade Audiotátil », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UFES/Centro Cultural Sesc Glória, Vitória ES, Brésil, 24/08/2017.
- « Groove, Improvisação, Interação Musical : Pertinência Epistemológica Audiotátil », 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA – Brasil 2017, UFRJ, Rio de Janeiro RJ, Brésil, 25/08/2017.
- « O problema da formatividade no trabalhos teóricos de Umberto Eco : origens, posicionamentos, e uma leitura recente no campo da musicologia », Seminário Obras abertas, UFES, Vitória ES, 4 setembro 2017.
|