Campus de Goiabeiras - Vitória

Ms. Darcy Alcantara Neto

Linguagem Musical, Percepção Musical

English

Professor Adjunto C I Publicação, Obra Musical

Email:

darcy.alcantara [at] ufes.br

Links: Curriculo Lattes

 

Telefone: +55 (27) 4009 2572

Atendimento: Cemuni 5, DTAM

Formação Acadêmica

  • Licenciatura em Música (UFES, Brasil)
  • Mestrado em Música (UFMG, Brasil)

Especialidades e Disciplinas Ministradas

  • Linguagem Musical
  • Percepção Musical

Atividades de Pesquisa e Extensão

 
Como pesquisador, tem abordado as seguintes áreas temáticas: educação musical, sociologia da música, ensino de teoria e percepção, aprendizagens em música popular e informática aplicada à música.
  • Universidade Federal do Espírito Santo [UFES]
    • Líder do Grupo de Estudos em Música e Educação (NEME)
  •  Coordenador e professor no Projeto de Educação Musical na Secretaria Municipal de Educação de Vitória-ES (2006-2010)

  • professor substituto no Centro de Educação (2006-2007). T

  • Membro da diretoria da ABEM (gestão 2011-2013)

  • Afiliado à ISME (International Society for Music Education).

Atividades Artísticas

 
Pianista e regente de coral, atuando também como diretor e compositor em curta-metragens de animação. Atuou como pianista oficial dos grupos Coral Petrobras UN-ES, Coral da UFES e Coro de Câmara de Vitória, dentre outros, em encontros de corais em vários estados brasileiros.
  • Em atualização

Publicações

 
  • ALCANTARA NETO, Darcy. A educação musical na rede municipal de ensino de Vitória/ES: 2006-2008. In: Terezinha Baldassini Cravo. (Org.). Gestão da Educação em Vitória: caminhos, estratégias e contradições. 1ed.Vitória: Gráfica Santo Antônio, 2012, v. 1, p. 332-348.
  • ALCANTARA NETO, Darcy; FEICHAS, H. F. B. . From Informal to Formal: Meanings, Values, and Impacts Related to Aural Training of Brazilian Students from a Popular Music Course. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALCANTARA NETO, Darcy. Análise e categorização de melodias para a leitura cantada à primeira vista: Considerações para a implementação de um algoritmo computacional. In: XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM 12), 2016, Porto Alegre (RS). Anais do XII SIMCAM Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2016. p. 487-495.
  • ZANOTELLI, G. L. ; ALCANTARA NETO, Darcy . Parâmetros Curriculares Nacionais e Musical Futures: análise comparativa de propostas para o ensino de música. In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2016, Belo Horizonte (MG). Anais do XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2016.
  • ALCANTARA NETO, Darcy. Bases cognitivas e estratégias de ensino para o desenvolvimento de habilidades auditivas: revisão de literatura em periódicos brasileiros. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2014, São Paulo (SP). Anais do XXIV Congresso da ANPPOM. São Paulo (SP): ANPPOM, 2014.
  • ALCANTARA NETO, Darcy. A percepção musical desenvolvida por meio da prática: perspectivas de alunos de um curso de bacharelado em música popular. In: XXII Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa (PB). Anais do XXII Congresso da ANPPOM (Painéis, comunicações e pôsteres). João Pessoa (PB): ANPPOM, 2012. p. 251-259.
  • ALCANTARA NETO, Darcy; FEICHAS, H. F. B. . Motivações e conflitos de alunos de um curso superior de música popular em aulas de percepção musical anteriores à graduação. In: XX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), 2011, Vitória (ES). Anais do XX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Porto Alegre (RS): ABEM, 2011.
  • ALCANTARA NETO, Darcy. Significados musicais e a aula de percepção: impactos das aprendizagens formais sobre a escuta de alunos de um curso superior de música popular. In: XX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), 2011, Vitória (ES). Anais do XX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Porto Alegre (RS): ABEM, 2011.
  • ALCANTARA NETO, Darcy. Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular. In: I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (SIMPOM), 2010, Rio de Janeiro (RJ). Anais do I SIMPOM. Rio de Janeiro (RJ): UNIRIO/CLA/PPGM, 2010. v. 1. p. 164-173.
  • ALCANTARA NETO, Darcy. Ensino de percepção musical e aprendizagens informais: um estudo de caso com alunos de um curso de música popular. In: XIX Congresso Anual da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), 2010, Goiânia (GO). Anais do XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Goiânia (GO): UFG, 2010.
  • ALCANTARA NETO, Darcy. Clicando em posições no tempo: escrevendo música em um software seqüenciador posicional. In: VII Reunión Anual de SACCoM, 2008, Rosario. Actas de la Séptima Reunión Anual de SACCoM (Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música). Buenos Aires: SACCoM.
  •  ADEODATO, A. ; ALCANTARA NETO, Darcy ; LANGE, L. S. ; LIMA, A. J. S. . Curso de Vivências em Educação Musical: uma experiência de formação continuada em música para professores do Sistema Municipal de Ensino de Vitória (ES). In: XVII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), 2008, São Paulo (SP). Anais do XVII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), 2008.
  •  ALCANTARA NETO, Darcy. Repensando o aprendizado inicial de leitura e escrita musical a partir de estudos de cognição do ritmo. In: III Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2007, Salvador - Bahia. Anais do III Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 350-363.
  • ALCANTARA NETO, Darcy. Do quanto ao quando: novos estudos sobre cognição de ritmo e a experiência de um seqüenciador posicional. In: I Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais, 2006, Paraná. Anais do I Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais. Paraná: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2006. p. 145-155.

Conferências

  • ALCANTARA NETO, Darcy; FALCAO, E. B. L. ; NATALI, P. I. S. . Texto e música na educação infantil: um relato de experiência no PIBID UFES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
  • ALCANTARA NETO, Darcy. Análise e categorização de melodias para a leitura cantada à primeira vista: Considerações para a implementação de um algoritmo computacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
  • ALCANTARA NETO, Darcy. Bases Cognitivas e Estratégias de Ensino para o Desenvolvimento de Habilidade Auditivas: Revisão de Literatura em Periódicos Brasileiros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • ALCANTARA NETO, Darcy. Bases cognitivas e estratégias de ensino para o desenvolvimento de habilidades auditivas: revisão de literatura em periódicos brasileiros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • ALCANTARA NETO, Darcy. A construção da disciplina de Percepção e Estruturação Musical para o curso de Licenciatura em Música à Distância da UnB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
  • FINCO, V. S. B. ; ALCANTARA NETO, Darcy . Ensino de violino nas igrejas evangélicas da Grande Vitória: uma investigação dos processos de ensino aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • ALCANTARA NETO, Darcy. ''Dissolvendo molduras: políticas de incentivo à formação docente no Curso de Música da Ufes', na mesa-redonda: 'A performance e a pesquisa: práticas interpretativas e educação musical'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
  • ALCANTARA NETO, Darcy. A percepção musical desenvolvida por meio da prática: perspectivas de alunos de um curso de bacharelado em música popular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
  • ALCANTARA NETO, Darcy; FEICHAS, H. F. B. . From Informal to Formal: Meanings, Values, and Impacts Related to Aural Training of Brazilian Students from a Popular Music Course. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
  • ALCANTARA NETO, Darcy. Significados musicais e a aula de percepção: impactos das aprendizagens formais sobre a escuta de alunos de um curso superior de música popular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • ALCANTARA NETO, Darcy; FEICHAS, H. F. B. . Motivações e conflitos de alunos de um curso superior de música popular em aulas de percepção musical anteriores à graduação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • ALCANTARA NETO, Darcy. Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • ALCANTARA NETO, Darcy. Ensino de percepção musical e aprendizagens informais: um estudo de caso com alunos de um curso de música popular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
  • ADEODATO, A. ; ALCANTARA NETO, Darcy ; LANGE, L. S. ; LIMA, A. J. S. . Curso de Vivências em Educação Musical: uma experiência de formação continuada em música para professores do Sistema Municipal de Ensino de Vitória (ES). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • ALCANTARA NETO, Darcy. Clicando em posições no tempo: escrevendo música em um software seqüenciador posicional.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • ALCANTARA NETO, Darcy. Repensando o aprendizado inicial de leitura e escrita musical a partir de estudos de cognição do ritmo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • ALCANTARA NETO, Darcy. Do quanto ao quando: novos estudos sobre cognição de ritmo e a experiência de um seqüenciador posicional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • ALCANTARA NETO, Darcy. Educação Musical, Interdisciplinaridade Física & Música e Novas Tecnologias Educacionais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
  • ALCANTARA NETO, Darcy; BATALHA, Rodrigo Serapião . O Papel do Ritmo nas Composições do Século XX. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910